domingo, 5 de setembro de 2010

Não dá pra ser vegano

Hoje pensar me tira carne
A pele fraca
O músculo sangrento
A faca não tem fio para cortar

As pessoas dizem que o que a gente precisa da vida é ser feliz, mas não pode ser isso. Porque muitos de nós somos e nem por isso encerramos nossa jornada nem por isso: quebramos nossa busca. Mas é essa busca que talvez nos mova e que se porta com sede insaciável pois me parece deveras alienado delimitar nossos objetivos a: bom profissional, família feliz, viagens e um bom apartamento. David Elkind, um teórico e psicólogo estadounidense, no livro "Infância e Sociedade", reparte nossa vida em oito estágios. O último é Integridade X Desespero, em que o idoso avalia suas ações até o seu "agora" e pesa se tudo valeu a pena. Se sim, o senso de integridade sobrepõe-se ao do desespero. Porém o que acontece se o desespero vence? O idoso possui dois caminhos sendo: a) entrar em um estado depressivo e lamentar ou b) tentar recompensar com ações benévolas que deem sentido à sua vida (isso não é Elkind que fala, mas eu, na minha humilde condição de... ninguém, que observa). 

Minha vó está prestes a morrer, e eu pensei em perguntar se ela acha que valeu a pena. Mas não vou fazer isso, porque corro o risco de que ela tenha mais desespero do que integridade. A verdade é que todos somos felizes até que questionemos essa felicidade. Fazemos tudo para dar um sentido que nos motive a acordar todos os dias e colocar a roupa e tomar café e sair de casa. Só que qualquer motivo que seja, é egoísta, visto que até podemos tentar-nos enganar dizendo, eu preciso sair de casa para trabalhar e sustentar minha família mas: se a família não precisasse de sustento, não haveria um porquê de levantar-se, e seria preciso buscar outro motivo que: exigiria uma reflexão mais apurada. Porém a reflexão cansa, a reflexão nos deixa infelizes, já que sempre vemos que algo nos falta. Talvez seja para isso que sirva a reflexão para: acharmos o nosso vazio existencial e ir atrás buscar qualquer outra coisa que nos preencha.

3 comentários:

Luna disse...

por isso que toda vez questiono minha felicidade, ou minha vida, eu penso: pior é a guerra, pior é a fome, pior são pessoas sofrendo por causa dos desastres naturais. o que são meus problemas e reflexões diante das mazelas sociais?

né?

beijo grande!

Ana Luisa Pacheco disse...

A eterna busca pelo prazer, porque felicidade é a reunião de vários prazeres.
Eu teria medo de perguntar e minha vó dizer que não valeu a pena.

Porque de repente a pessoa que você tem um orgulho enorme morre infeliz. E um dos prazeres para a felicidade é fazer as outras pessoas felizes.

gostei muito desse texto, Marcel.
Me inspirou.Tem muita verdade nisso tudo.Obrigada por me proporcionar essa leitura.

Felicidade Clandestina. disse...

uma reflexão que vem da alma...

que saudades de passar aqui e devorar teus textos cara .