sábado, 30 de julho de 2011

Membro-fantasma

Hoje eu quis muito fumar um cigarro. Certos movimentos quase são atrelados a certas ações. Por exemplo: sentar perto da janela para olhar a chuva e pensar em quantas pessoas podem estar fazendo o mesmo. E como é a chuva em outro lugar. Quantas pessoas chorando, misturando lágrimas da terra com lágrimas do céu. Quantos céus são precisos para atender a todos os pedidos? Quantos pedidos pedindo mais chuva.

Tudo isso parece exigir algo para aproximar e afastar da boca. Daí se pega uma caneta e morde. Mas faz falta uma fumacinha para expirar e se misturar àquele sentimento que a gente tem ao olhar as gotas caírem. Existe alguma palavra para essa sensação?

(A língua portuguesa nos falha quando não nos apresenta uma palavra para certos sentimentos. Existe um substantivo para dizer quando se quer morrer? Ou quando se quer matar, além de "vontade de".)

Faz falta o cigarro. Como se eu fumasse há anos e precisasse da muleta. Só que eu não gosto do cheiro, tampouco do gosto. Além disso, faz mal. Tipo maionese, que dá câncer. Ou catchup. Ketchup (Julgar alguém pela maneira como fala; se diz "bandeidi" ou "bandaidi"). Mas cigarro eu sei que vicia e ainda dá um puta gasto. Então não tem por que começar a fumar, ainda que dê vontade.

E café. Você sente o cheiro e dá uma vontade louca de tomar um. O ruim é que não gosto. Acho um pouco triste o fato de o cheiro ser melhor do que o sabor. Parece que estou sendo enganado.

Café nos passa a perna. Parece ser melhor do que é, mas não. Como aquelas pessoas que são muito bonitas, porém não nos agradam. De longe nos chamando a atenção, mas quando a gente chega mais perto e prova, sai decepcionado.

Nenhum comentário: